PORQUÊ UMA

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

DE PROFESSORES DE LÍNGUAS?
 

Em primeiro lugar há que reflectir sobre o conceito de comunidade. Agir e interagir numa comunidade de pares pressupõe uma forte predisposição para um trabalho colectivo ao longo do tempo, onde cada participação é bem-vinda e onde o conjunto dessas participações pode fazer a diferença.

De facto, e de acordo com Etienne Wenger, uma comunidade "é um grupo de pessoas que partilha um interesse, (...) um problema que enfrenta regularmente no trabalho ou nas suas vidas, e que se junta para desenvolver conhecimento de forma a criar uma prática em torno desse tópico.(...) uma comunidade de prática é um grupo que partilha um interesse e que se junta para criar uma prática em torno desse tópico."

Trabalhar no seio de uma comunidade de aprendizagem é pois, um processo muito mais construtivo do que o trabalho individual, onde a troca de experiências e abordagens a novas metodologias, a partilha de novos materiais produzidos ou dados a conhecer,  a partilha de medos e ansiedades, de sucessos e de obstáculos vai ajudando a construir a identidade necessária a qualquer comunidade que queira participar num processo de crescimento colectivo.

Lançar uma comunidade de aprendizagem em rede para professores de línguas é, por um lado, um motivo de ansiedade como é, por outro, um motivo de alegria se se acreditar nas possibilidades que se abrem de estruturação de muito do trabalho avulso que grassa pelas nossas escolas, com professores cada vez mais atarefados e com menos tempo para produzirem materiais novos para as aulas,  tendo muitas vezes à mão ferramentas tecnológicas que pouco usam e que, de algum modo, poderão dar respostas bem aliciantes às  suas pretensões de inovação.
 


Por outro lado, o trabalho dentro de uma
comunidade de aprendizagem em rede
permite-nos:
 

  • explorar as TIC, e muito particularmente a Internet, como fonte de informação e conhecimento e como meio de partilha de saberes, de comunicação e de colaboração entre os membros;
     

  • perspectivar novas formas de conceber o processo educativo, no sentido da partilha e do intercâmbio de ideias e conhecimentos, experiências e vivências entre professores de línguas, estendendo-se este conceito aos alunos, objectivo último do esforço dos professores;
     

  • reflectir sobre as vantagens que as TIC e a Internet vieram trazer à prática lectiva do ensino de línguas, reavaliando os métodos, as estratégias e as actividades utilizados para este fim.


Por tudo isto é que o convite está lançado. A todos e todas que embarcarem nesta aventura "boa viagem e boas descobertas!"
 

 




 

 

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