AMatE - Aprender e Aplicar a Matemática em Cursos de Engenharia
Aldina Correia e Isabel Cristina Lopes,
ESEIG-IPP
A preocupação com o saber fazer é primordial na formação de qualquer profissional. Motivados por esta preocupação, os Coordenadores dos Cursos de Engenharia da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG-IPP) propõem continuamente a procura de alternativas de ensino e de avaliação dos futuros engenheiros. Análise Matemática 1, II e III são disciplinas caracteristicamente problemáticas. Nos dias de hoje os alunos limitam-se a memorizar resoluções de exercícios apresentados nas aulas e a debitar essas memórias nos testes, O problema é que, na maioria das vezes e como seria de esperar, os testes têm exercícios de aplicação a situações diversas e a capacidade de resolução esgota-se rapidamente. O projecto AMatE - Aprender e Aplicar Matemática em cursos de Engenharia é uma proposta elaborada para minimizar o problema. Este projecto é constituído por um conjunto de propostas metodológicas que têm como objectivo principal mostrar aos alunos o carácter essencial do conhecimento matemático para qualquer engenheiro. Estas propostas surgem ao nível de metodologias lectivas, de avaliação, de pesquisa e, nomeadamente, de integração com outras disciplinas. Parte deste projecto, ainda em fase de desenvolvimento, já foi posto em prática este ano lectivo nas disciplinas de Análise Matemática 1 e II e em actividades extra-curriculares e pretendemos, nesta comunicação, apresentar as alterações introduzidas por este projecto e a comparação dos resultados obtidos antes e depois da sua aplicação em ambos os cursos (Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção).
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|