Programa

 2ª feira, 7 de Novembro

Manhã

8.30 Recepção
9.00 Sessão de Abertura (Auditório)
9.30

Conferência Plenária (Auditório)
Development of Mathematics Education in Finland - Leo Pahkin, Counsellor of Education The Finnish National Board of Education

10.30 Intervalo
11.00 Simpósios S1, S2, S3, S4

 

13.00

Almoço

Tarde

14.30

Conferência Plenária (Auditório)
A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor - Ana Maria Boavida, ESE de Setúbal

15.45 Comunicações C9, C10,C27,C29,C30
16.30 Intervalo
17.00 Simpósios S5, S6, S7, S8

Noite

20.00

Jantar Convívio

 3ª feira, 8 de Novembro

Manhã

9.30

Conferência Plenária (Auditório)
Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico - Fátima Guimarães, ESE de Setúbal

10.45 Intervalo
11.15 Comunicações C7,C16,C18,C33
12.15 Espaço GTI (Auditório)

 

13.00

Almoço

Tarde

14.30

Painel (Auditório)
Os estudos do do PISA: que desafios para a investigação? Moderador: Henrique M. Guimarães, FC da Universidade de Lisboa

16.30 Intervalo
17.00 Encerramento (Auditório)

 

 


Conferência Plenária 1
Dia 7   das 09.30 às 10:30 .::. Auditório
Development of Mathematics Education in Finland
, Leo Pahkin (Texto -- Ficheiro Word)


Conferência Plenária 2
Dia 7   das 14:30 às 15:30 .::. Auditório
A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor
, Ana Maria Boavida (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


Conferência Plenária 3
Dia 8   das 09:30 às 10:45 .::. Auditório
Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico
, Fátima Guimarães (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


Painel
Dia 8   das 14:30 às 16:30 .::. Auditório
Os estudos do do PISA: que desafios para a investigação?
, Henrique M. Guimarães - FC da UL (Moderador); Glória Ramalho - GAVE; Luis Rico - Univ. de Granada; José Manuel Matos - FC UNL


S1: História da matemática e ensino da matemática
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 1
O sistema métrico decimal em Portugal nos lyceus do séc. XIX: Considerações sobre o tratado Elementar de aritmetica de Luiz Porfírio da Motta
, Elenice de Souza Lodron Zuin (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à medição , Fátima Regina Jorge, Isabel Cabrita e Fátima Paixão (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

A Álgebra na perspectiva da Matemática Moderna: concepções e práticas , Fernanda Maria Brito Gonçalves e Helena Castanheira Henriques (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S2: Matemática e Sociedade
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 4
Cálculo mental: estratégia de “escape”, dos alunos ciganos, ao uso dos algoritmos escolares
, Gisela Pereira e Darlinda Moreira (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

O Discurso Social versus o Discurso Técnico:
Uma visão holística sobre os saberes matemáticos
, Elsa Fernandes e Mônica Mesquita (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

A matemática na sociedade: desocultar relações , Alexandre Pais (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S3: O professor: Saberes, práticas e desenvolvimento profissional
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 5
O desenvolvimento profissional de professores de Matemática no contexto de formação à distância
, Valéria Lima e João Pedro da Ponte (Texto -- Ficheiro Word)

Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo , Luís Menezes (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática , Maria Helena Martinho e João Pedro da Ponte (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S4: Resolução de problemas, investigações e aprendizagem da matemática
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 6
As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes
uma experiência no 1º ciclo
, Rita Mestre e João Filipe Matos (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

Raciocínio por combinatória na Escola Fundamental , Maria Tereza Carneiro Soares e Maria Lucia Faria Moro (Texto -- Ficheiro Word)

Normas sociomatemáticas e a aprendizagem da Matemática , Andreia Marques (Resumo)


S5: A aprendizagem da Matemática no ensino superior
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sala 1
Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior
, António Domingos (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

O ensino da Matemática no curso de Marketing do ISCAP , Isabel Vieira (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

AMatE - Aprender e Aplicar a Matemática em Cursos de Engenharia , Aldina Correia e Isabel Cristina Lopes (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S6: Avaliação e aprendizagem
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sala 4
Avaliação reguladora no ensino secundário: processos usados pelos alunos
, Paulo J. Ribeiro Dias e Leonor Santos (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico.
, Cláudia Canha Nunes e João Pedro da Ponte (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

O Cabri-Géomètre ao serviço da avaliação de aprendizagens , Renata Silva e Isabel Cabrita (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S7: Formação inicial de professores: O caso do estágio
Dia 7   das 17:00 às às 19:00 .::. Sala 5
Reacções e interrogações perante o novo modelo de estágio: O que se vai perder na formação inicial do professor de Matemática?
, Nélia Amado e Susana Carreira (Resumo)

Concepções dos Professores Estagiários da Licenciatura em Ensino de Matemática Sobre as Novas Tecnologias Aplicadas em Situação de Sala de Aula , Ana Louro (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática , Floriano Viseu e João Pedro da Ponte (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


S8: Tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da Matemática
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sa 6 6
Análise do perfil de resolvedores em geometria quando utilizam um software específico - O Geometer's Sketchpad
, Ricardo Miguel Silva e Paulo Afonso (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

Utilização pedagógica da Internet por parte de professores de Matemática do 2º e 3º ciclos do distrito de Castelo Branco , Célia Maria Rolo e Paulo Afonso (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

“Não acredito na sorte...” – desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8ºano de escolar , Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Madalena Santos, Raquel Palermo (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C7
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 4
Aprendizagem da geometria - o papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica
, Nuno Candeias e João Pedro Ponte (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C9
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 1
Às vezes o que parece... É!
, Sara Piscarreta e Margarida César (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C10
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 4
Autonomia na aula de matemática – um estudo no 5º ano de escolaridade
, Marlene dos Reis e João Filipe Matos (Resumo)


C16
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 5
Da Matemática à Matemática Escolar: um percurso de transformação
, Elsa Fernandes e João Filipe Matos (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C18
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 6
Estudo de concepções manifestadas e concepções activas de futuros professores de Matemática
, Paulo Afonso (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C27
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 5
O que significa hoje ser matematicamente competente?
, João Filipe Matos, Madalena Santos e Mónica Mesquita (Resumo)


C29
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 6
Pois é!... Às vezes o que eu penso é também o que eu faço…
Factores que favorecem uma simbiose (quase) perfeita
, António Ribeiro e Isabel Cabrita (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C30
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 7
Programação da calculadora gráfica: um recurso para aprender Matemática
, Helena Rocha e Manuela Pires (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)


C33
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 7
Resolução de problemas e pensamento crítico
Estudo correlacional com alunos do 6º ano de escolaridade
, Carla dos Santos Figueiredo e Pedro Manuel Baptista Palhares (Resumo) (Texto -- Ficheiro Word)

 

 

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS - Lugar de Estefanilha
2914 - 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt