|
Conferência Plenária 1
Dia 7   das 09.30 às 10:30 .::. Auditório
Development of Mathematics Education in Finland , Leo Pahkin
(Texto -- Ficheiro Word) |
Conferência Plenária 2
Dia 7   das 14:30 às 15:30 .::. Auditório
A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor , Ana Maria Boavida
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Conferência Plenária 3
Dia 8   das 09:30 às 10:45 .::. Auditório
Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico , Fátima Guimarães
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Painel
Dia 8   das 14:30 às 16:30 .::. Auditório
Os estudos do do PISA: que desafios para a investigação? , Henrique M. Guimarães - FC da UL (Moderador); Glória Ramalho - GAVE; Luis Rico - Univ. de Granada; José Manuel Matos - FC UNL
|
S1: História da matemática e ensino da matemática
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 1
O sistema métrico decimal em Portugal nos lyceus do séc. XIX: Considerações sobre o tratado Elementar de aritmetica de Luiz Porfírio da Motta , Elenice de Souza Lodron Zuin
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à medição , Fátima Regina Jorge, Isabel Cabrita e Fátima Paixão
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
A Álgebra na perspectiva da Matemática Moderna: concepções e práticas , Fernanda Maria Brito Gonçalves e Helena Castanheira Henriques
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S2: Matemática e Sociedade
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 4
Cálculo mental: estratégia de “escape”, dos alunos ciganos, ao uso dos algoritmos escolares , Gisela Pereira e Darlinda Moreira
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
O Discurso Social versus o Discurso Técnico: Uma visão holística sobre os saberes matemáticos , Elsa Fernandes e Mônica Mesquita
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
A matemática na sociedade: desocultar relações , Alexandre Pais
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S3: O professor: Saberes, práticas e desenvolvimento profissional
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 5
O desenvolvimento profissional de professores de Matemática no contexto de formação à distância , Valéria Lima e João Pedro da Ponte
(Texto -- Ficheiro Word) |
Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo , Luís Menezes
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática , Maria Helena Martinho e João Pedro da Ponte
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S4: Resolução de problemas, investigações e aprendizagem da matemática
Dia 7   das 11:00 às 13:00 .::. Sala 6
As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes uma experiência no 1º ciclo , Rita Mestre e João Filipe Matos
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Raciocínio por combinatória na Escola Fundamental , Maria Tereza Carneiro Soares e Maria Lucia Faria Moro
(Texto -- Ficheiro Word) |
Normas sociomatemáticas e a aprendizagem da Matemática , Andreia Marques
(Resumo)
|
S5: A aprendizagem da Matemática no ensino superior
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sala 1
Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior , António Domingos
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
O ensino da Matemática no curso de Marketing do ISCAP , Isabel Vieira
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
AMatE - Aprender e Aplicar a Matemática em Cursos de Engenharia , Aldina Correia e Isabel Cristina Lopes
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S6: Avaliação e aprendizagem
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sala 4
Avaliação reguladora no ensino secundário: processos usados pelos alunos , Paulo J. Ribeiro Dias e Leonor Santos
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico. , Cláudia Canha Nunes e João Pedro da Ponte
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
O Cabri-Géomètre ao serviço da avaliação de aprendizagens , Renata Silva e Isabel Cabrita
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S7: Formação inicial de professores: O caso do estágio
Dia 7   das 17:00 às às 19:00 .::. Sala 5
Reacções e interrogações perante o novo modelo de estágio: O que se vai perder na formação inicial do professor de Matemática? , Nélia Amado e Susana Carreira
(Resumo)
|
Concepções dos Professores Estagiários da Licenciatura em Ensino de Matemática Sobre as Novas Tecnologias Aplicadas em Situação de Sala de Aula , Ana Louro
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática , Floriano Viseu e João Pedro da Ponte
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
S8: Tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da Matemática
Dia 7   das 17:00 às 19:00 .::. Sa 6 6
Análise do perfil de resolvedores em geometria quando utilizam um software específico - O Geometer's Sketchpad , Ricardo Miguel Silva e Paulo Afonso
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
Utilização pedagógica da Internet por parte de professores de Matemática do 2º e 3º ciclos do distrito de Castelo Branco , Célia Maria Rolo e Paulo Afonso
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
“Não acredito na sorte...” – desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8ºano de escolar , Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Madalena Santos, Raquel Palermo
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C7
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 4
Aprendizagem da geometria - o papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica , Nuno Candeias e João Pedro Ponte
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C9
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 1
Às vezes o que parece... É! , Sara Piscarreta e Margarida César
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C10
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 4
Autonomia na aula de matemática – um estudo no 5º ano de escolaridade , Marlene dos Reis e João Filipe Matos
(Resumo)
|
C16
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 5
Da Matemática à Matemática Escolar: um percurso de transformação , Elsa Fernandes e João Filipe Matos
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C18
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 6
Estudo de concepções manifestadas e concepções activas de futuros professores de Matemática , Paulo Afonso
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C27
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 5
O que significa hoje ser matematicamente competente? , João Filipe Matos, Madalena Santos e Mónica Mesquita
(Resumo)
|
C29
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 6
Pois é!... Às vezes o que eu penso é também o que eu faço… Factores que favorecem uma simbiose (quase) perfeita , António Ribeiro e Isabel Cabrita
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C30
Dia 7   das 15:45 às 16:30 .::. Sala 7
Programação da calculadora gráfica: um recurso para aprender Matemática , Helena Rocha e Manuela Pires
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
C33
Dia 8   das 11:15 às 12:00 .::. Sala 7
Resolução de problemas e pensamento crítico Estudo correlacional com alunos do 6º ano de escolaridade , Carla dos Santos Figueiredo e Pedro Manuel Baptista Palhares
(Resumo)
(Texto -- Ficheiro Word) |
|