O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática
Floriano Viseu e João Pedro da Ponte,
Universidade do Minho / FC da Univ. de Lisboa
No desenvolvimento do seu estágio, Aida, após a discussão das aulas observadas, envia, por e-mail, a sua reflexão ao orientador da universidade. Seguindo uma metodologia qualitativa e interpretativa, com formato de estudo de caso, apresenta-se quer a análise de conteúdo dessas reflexões, quer a opinião de Aida sobre os processos de reflexão e o papel das TIC. Constatou-se, assim, que na descrição das suas aulas, Aida tende, ao longo do ano, a valorizar a actividade do aluno. Ao consciencializar-se de algumas incongruências da sua acção, revela a atitude de confrontar a sua prática, sobretudo na forma como fomenta a discussão entre os alunos. Na identificação de alternativas, não só desenvolve a sua competência reflexiva como também enriquece o seu conhecimento da prática. Na entrevista final, refere que teve alguma dificuldade em reflectir por escrito, o que parece ultrapassar com a utilização frequente do e-mail. Por poder confrontar o que escreve com o que pensa, considera que o processo de escrita envolve mais reflexão do que o presencial. Dentre dos momentos de reflexão, valoriza os que se distanciem algum tempo da acção, por considerar que assim tem uma percepção mais racional do que aconteceu na sala de aula.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|