O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática

Floriano Viseu e João Pedro da Ponte, Universidade do Minho / FC da Univ. de Lisboa

No desenvolvimento do seu estágio, Aida, após a discussão das aulas observadas, envia, por e-mail, a sua reflexão ao orientador da universidade. Seguindo uma metodologia qualitativa e interpretativa, com formato de estudo de caso, apresenta-se quer a análise de conteúdo dessas reflexões, quer a opinião de Aida sobre os processos de reflexão e o papel das TIC. Constatou-se, assim, que na descrição das suas aulas, Aida tende, ao longo do ano, a valorizar a actividade do aluno. Ao consciencializar-se de algumas incongruências da sua acção, revela a atitude de confrontar a sua prática, sobretudo na forma como fomenta a discussão entre os alunos. Na identificação de alternativas, não só desenvolve a sua competência reflexiva como também enriquece o seu conhecimento da prática. Na entrevista final, refere que teve alguma dificuldade em reflectir por escrito, o que parece ultrapassar com a utilização frequente do e-mail. Por poder confrontar o que escreve com o que pensa, considera que o processo de escrita envolve mais reflexão do que o presencial. Dentre dos momentos de reflexão, valoriza os que se distanciem algum tempo da acção, por considerar que assim tem uma percepção mais racional do que aconteceu na sala de aula.


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