Critérios de aceitação de comunicações

As contribuições a enviar devem ser relevantes para a Educação Matemática e enquadrarem-se nos objectivos definidos para o GTI, isto é, contribuírem para a divulgação, comunicação, confronto e discussão de ideias e trabalhos realizados ou promoverem a articulação entre a investigação nesta área e o ensino da Matemática.

As contribuições podem incidir sobre temas teóricos, metodológicos, empíricos ou históricos relacionados com qualquer área da Educação Matemática, podendo resultar de trabalhos já concluídos ou em desenvolvimento.

O texto deve ser claro nos propósitos e incidência e, sempre que pertinente, deve apresentar, de forma consistente, as principais linhas do quadro teórico e as opções metodológicas mais importantes.

Se se tratar da apresentação de conclusões de um trabalho empírico, estas devem ser sustentadas em dados relevantes.

Lista de comunicações:

“Não acredito na sorte...” – desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8ºano de escolar , Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Madalena Santos, Raquel Palermo, Projecto WebLabs, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
A Álgebra na perspectiva da Matemática Moderna: concepções e práticas , Fernanda Maria Brito Gonçalves e Helena Castanheira Henriques, Mestranda em Ensino da Matemática -FCUP / ISCAP- Instituto Politécnico do Porto
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
A argumentação na aula de Matemática: Olhares sobre o trabalho do professor , Ana Maria Boavida, ESE de Setúbal
[Dia 7 das 14:30 às 15:30] (Resumo) (Texto Completo )
A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico.
, Cláudia Canha Nunes e João Pedro da Ponte, Escola Básica 2/3 Almirante Gago Coutinho / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
A matemática na sociedade: desocultar relações , Alexandre Pais, EB 2/3 Luisa Todi
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
AMatE - Aprender e Aplicar a Matemática em Cursos de Engenharia , Aldina Correia e Isabel Cristina Lopes, ESEIG-IPP
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
Análise do perfil de resolvedores em geometria quando utilizam um software específico - O Geometer's Sketchpad , Ricardo Miguel Silva e Paulo Afonso, E.B.I. de S. Domingos – Covilhã / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
Aprendizagem da geometria - o papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica , Nuno Candeias e João Pedro Ponte, Esc. EB 2,3 Vasco Santana / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 8 das 11:15 às 12:00] (Resumo) (Texto Completo )
As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes
uma experiência no 1º ciclo
, Rita Mestre e João Filipe Matos , FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Às vezes o que parece... É! , Sara Piscarreta e Margarida César, Escola Secundária Moinho de Maré / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 15:45 às 16:30] (Resumo) (Texto Completo )
Autonomia na aula de matemática – um estudo no 5º ano de escolaridade , Marlene dos Reis e João Filipe Matos, Mestranda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 15:45 às 16:30] (Resumo)
Avaliação reguladora no ensino secundário: processos usados pelos alunos , Paulo J. Ribeiro Dias e Leonor Santos, Escola Secundária da Moita/ FC Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
Cálculo mental: estratégia de “escape”, dos alunos ciganos, ao uso dos algoritmos escolares , Gisela Pereira e Darlinda Moreira , Escola Básica 1, J.I – São João de Deus / Universidade Aberta
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática , Maria Helena Martinho e João Pedro da Ponte, Universidade do Minho / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Concepções dos Professores Estagiários da Licenciatura em Ensino de Matemática Sobre as Novas Tecnologias Aplicadas em Situação de Sala de Aula , Ana Louro, EB 2/3 João Roiz
[Dia 7 das 17:00 às às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à medição , Fátima Regina Jorge, Isabel Cabrita e Fátima Paixão, ESE de Castelo Branco /Universidade de Aveiro / ESE de Castelo Branco
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Da Matemática à Matemática Escolar: um percurso de transformação , Elsa Fernandes e João Filipe Matos, Universidade da Madeira / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 8 das 11:15 às 12:00] (Resumo) (Texto Completo )
Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º ciclo , Luís Menezes, Escola Superior de Educação de Viseu
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Development of Mathematics Education in Finland , Leo Pahkin, Counsellor of Education The Finnish National Board of Education
[Dia 7 das 09.30 às 10:30] (Texto Completo )
Estudo de concepções manifestadas e concepções activas de futuros professores de Matemática , Paulo Afonso, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
[Dia 8 das 11:15 às 12:00] (Resumo) (Texto Completo )
Normas sociomatemáticas e a aprendizagem da Matemática , Andreia Marques, Escola Secundária Ferreira Dias
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo)
Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior , António Domingos, Departamento de Matemática da FCT/UNL
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
O Cabri-Géomètre ao serviço da avaliação de aprendizagens , Renata Silva e Isabel Cabrita, EB2/3 Escultor António Fernandes de Sá / DDTE – Universidade de Aveiro
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
O desenvolvimento profissional de professores de Matemática no contexto de formação à distância , Valéria Lima e João Pedro da Ponte, FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Texto Completo )
O Discurso Social versus o Discurso Técnico:
Uma visão holística sobre os saberes matemáticos
, Elsa Fernandes e Mônica Mesquita , Universidade da Madeira / Universidade Nova de Lisboa
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
O ensino da Matemática no curso de Marketing do ISCAP , Isabel Vieira , Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática , Floriano Viseu e João Pedro da Ponte, Universidade do Minho / FC da Univ. de Lisboa
[Dia 7 das 17:00 às às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )
O que significa hoje ser matematicamente competente? , João Filipe Matos, Madalena Santos e Mónica Mesquita, FC da Univ. de Lisboa/ FC da Univ. de Lisboa / Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia
[Dia 7 das 15:45 às 16:30] (Resumo)
O sistema métrico decimal em Portugal nos lyceus do séc. XIX: Considerações sobre o tratado Elementar de aritmetica de Luiz Porfírio da Motta , Elenice de Souza Lodron Zuin, Departamento de Matemática e Estatística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – Brasil
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Resumo) (Texto Completo )
Os estudos do do PISA: que desafios para a investigação? , Henrique M. Guimarães - FC da UL (Moderador); Glória Ramalho - GAVE; Luis Rico - Univ. de Granada; José Manuel Matos - FC UNL,
[Dia 8 das 14:30 às 16:30]
Pois é!... Às vezes o que eu penso é também o que eu faço…
Factores que favorecem uma simbiose (quase) perfeita
, António Ribeiro e Isabel Cabrita, Escola Superior de Educação de Viseu / Universidade de Aveiro
[Dia 7 das 15:45 às 16:30] (Resumo) (Texto Completo )
Programação da calculadora gráfica: um recurso para aprender Matemática , Helena Rocha e Manuela Pires, Universidade Nova de Lisboa / Escola Secundária Calazans Duarte
[Dia 7 das 15:45 às 16:30] (Resumo) (Texto Completo )
Raciocínio por combinatória na Escola Fundamental , Maria Tereza Carneiro Soares e Maria Lucia Faria Moro, Universidade Federal do Paraná
[Dia 7 das 11:00 às 13:00] (Texto Completo )
Reacções e interrogações perante o novo modelo de estágio: O que se vai perder na formação inicial do professor de Matemática? , Nélia Amado e Susana Carreira, Universidade do Algarve
[Dia 7 das 17:00 às às 19:00] (Resumo)
Resolução de problemas e pensamento crítico
Estudo correlacional com alunos do 6º ano de escolaridade
, Carla dos Santos Figueiredo e Pedro Manuel Baptista Palhares, EB 1 de Cepões / LIBEC, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho
[Dia 8 das 11:15 às 12:00] (Resumo) (Texto Completo )
Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico , Fátima Guimarães, ESE de Setúbal
[Dia 8 das 09:30 às 10:45] (Resumo) (Texto Completo )
Utilização pedagógica da Internet por parte de professores de Matemática do 2º e 3º ciclos do distrito de Castelo Branco , Célia Maria Rolo e Paulo Afonso , E. B. 2,3/S Pedro da Fonseca - Proença-a-Nova / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
[Dia 7 das 17:00 às 19:00] (Resumo) (Texto Completo )

 

 

 

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS - Lugar de Estefanilha
2914 - 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt