Comunicação na sala de aula de Matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática
Maria Helena Martinho e João Pedro da Ponte,
Universidade do Minho / FC da Univ. de Lisboa
Através de um estudo de caso, este artigo aborda as concepções, o conhecimento, as práticas e a reflexão de uma professora de Matemática do ensino básico relativamente à comunicação na sala de aula. O caso em análise insere-se num trabalho conjunto de reflexão sobre a prática que envolve duas outras professoras e uma investigadora do ensino superior e que decorreu ao longo de vários meses. Tendo por base os registos das reuniões conjuntas e de duas entrevistas individuais, o artigo procura analisar a importância da discussão, da troca de experiências e da reflexão sobre a prática, no âmbito do trabalho conjunto, no percurso profissional da professora bem como a influência de outros aspectos da sua biografia e contexto de trabalho. O caso revela a importância atribuída pela professora ao trabalho desenvolvido em conjunto. Em particular a professora sublinha a relevância deste para a sua prática e para a reflexão que faz sobre ela. O caso revela ainda o impacto que o trabalho teve na tomada de consciência da importância da comunicação na sala de aula e no enriquecimento dos padrões de comunicação praticados, apesar das dificuldades experimentadas.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|