A matemática na sociedade: desocultar relações

Alexandre Pais, EB 2/3 Luisa Todi

Não restam dúvidas que o processo de matematização do mundo tem vindo a engrandecer, sendo actualmente difícil identificar uma área onde a matemática não tenha penetrado, quer através da sua linguagem, quer através do fornecimento de instrumentos de análise. Actualmente o conhecimento científico possibilita a produção tecnológica, sendo esta um dos factores mais importantes do desenvolvimento social. Nunca como hoje a tecnologia influenciou tanto as nossas vivências, tornando-se importante pensar a ciência e, em particular, a matemática, como estruturas presentes na sociedade de modo muito forte, mas por vezes oculto. Escapa à maioria das pessoas de que forma a matemática está presente nas inúmeras tecnologias de que nos servimos, embora se reconheça o seu papel. Também nos escapa o facto de, sendo a matemática uma linguagem, que acção inibidora poderá estar a desenvolver na sociedade, perante o grande peso que tem como linguagem universal. Estes dois aspectos, por um lado a aplicação directa da matemática na tecnologia e, por outro lado, a presença da matemática como linguagem quer na ciência quer na sociedade, são os eixos segundo os quais procurarei reflectir sobre o modo como a matemática, ciência e sociedade se relacionam e como, em muitos casos, essa relação contribuiu para o fenómeno da alienação, no sentido que lhe atribui Erich Fromm.


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