Aprendizagem da geometria - o papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica

Nuno Candeias e João Pedro Ponte, Esc. EB 2,3 Vasco Santana / FC da Univ. de Lisboa

Durante três meses e meio os alunos de uma turma do 8º ano aprenderam geometria utilizando exclusivamente um programa de geometria dinâmica. O principal objectivo desta investigação foi estudar a forma como esses alunos desenvolvem a sua competência geométrica ao utilizarem esse programa, tendo a sua aprendizagem sido baseada em tarefas de exploração e investigação.
Esta comunicação apresenta alguns dos resultados dessa investigação que teve como objectivo responder às seguintes questões:
1) Como é que os ambientes de geometria dinâmica, associados às tarefas de exploração e investigação, promovem o desenvolvimento da competência geométrica dos alunos?
2) De que forma os ambientes de geometria dinâmica influenciam a perspectiva que os alunos têm da geometria?


(Texto Completo -- Ficheiro Word )

Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt