Da Matemática à Matemática Escolar: um percurso de transformação

Elsa Fernandes e João Filipe Matos, Universidade da Madeira / FC da Univ. de Lisboa

Ao longo de décadas a investigação em educação matemática tem se centrado na tentativa de compreender e analisar formas de aprender/ensinar, metodologias de trabalho na aula de matemática, o uso de materiais na aula de matemática, etc. e tem, por ventura, discutido menos o objecto de ensino – a Matemática escolar.
A transformação que sofre a Matemática desde que é produzida até à sua recontextualização para a sala de aula é um processo complexo e não neutro.
Bernstein (1990) abordou a produção, distribuição e reprodução do conhecimento oficial e a forma como este conhecimento está vinculado às relações de poder estruturalmente determinadas. Bernstein não se conformou em descrever os fenómenos de reprodução e transmissão do conhecimento; dedicou-se às consequências para os diferentes grupos.
De onde provem o interesse em analisar esta temática? A concepção do que é importante e relevante na sala de aula não está divorciada da vontade de muitos governos em assegurar a função política da educação dentro das sociedades modernas (Valero, 2000).
Analisar e discutir esta temática pode ajudar-nos a questionar o papel social e político da educação matemática e repensar como fazer sentido dele na educação matemática dos jovens.

Bernstein. B. (1990). Class, Codes and Control, Vol. IV: The Struturing of Pedagogic Discourse. London: Routledge

Valero, P. (2000) Dilemas de la investigación sociopolítica en educación Matemática . Em Actas do X Seminário de Investigação em Educação Matemática. pp.87-96. Lisboa. Associação de Professores de Matemática.


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