Resolução de problemas e pensamento crítico
Estudo correlacional com alunos do 6º ano de escolaridade

Carla dos Santos Figueiredo e Pedro Manuel Baptista Palhares, EB 1 de Cepões / LIBEC, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho

A presente comunicação pretende relatar e discutir os resultados de uma investigação realizada com alunos do 6.º ano de escolaridade na qual se pretendia verificar a existência de relação entre a capacidade de Pensamento Crítico e a capacidade de Resolução de Problemas de Processo. Pretendia-se ainda verificar se a capacidade de Pensamento Crítico e a capacidade de Resolução de Problemas de Processo estavam relacionadas com o sexo dos alunos, com o número de retenções e com os níveis obtidos no final do 3.º período, às disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Neste estudo ficaram claros alguns aspectos, sendo os dois mais significativos a existência de uma relação entre a capacidade de pensamento crítico e a de resolução de problemas de processo, que é tanto mais forte quanto mais elevadas as competências a Língua Portuguesa e o facto de as retenções não parecerem contribuir para a desejável melhoria nas competências dos alunos. A partir dos resultados discutir-se-ão implicações.


(Texto Completo -- Ficheiro Word )

Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt