Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à medição
Fátima Regina Jorge, Isabel Cabrita e Fátima Paixão,
ESE de Castelo Branco /Universidade de Aveiro / ESE de Castelo Branco
O tema Grandezas e Medidas assume uma importância particular no currículo do ensino básico, entre outras razões pela sua potencialidade no desenvolvimento de competências de resolução e formulação de problemas. De facto, por um lado, a medição tem as suas raízes históricas em inúmeros problemas do quotidiano e aos quais se associaram importantes desenvolvimentos conceptuais e tecnológicos. Por outro lado, permite estabelecer conexões com outros ramos da matemática e com diferentes disciplinas (CBMS, 2001; Abrantes, Serrazina, Oliveira, 1999; NCTM, 1998). Nesta linha, a comunicação tem como principal objectivo apresentar situações problemáticas concretas e reflectir sobre as potencialidades didácticas da integração, no âmbito da formação inicial de professores de matemática para a escolaridade básica (1º e 2º ciclos), de questões relacionadas com antigos sistemas de medidas, com uma ênfase particular em problemas envolvendo antigas unidades de medida. Defende-se que através da história o futuro professor tem a oportunidade de revisitar conteúdos matemáticos elementares, numa perspectiva que permite salientar e promover a compreensão de aspectos centrais da medição e, como tal, contribuir para uma formação matemática mais sólida e compreensiva, indispensável para fundamentar a sua prática futura (Bruckheimer et Arcavi, 2000; Schubring, 2000).
Abrantes, P.; Serrazina, L.; Oliveira, I. (1999). A Matemática na educação básica . Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica. Bruckheimer, M.; Arcavi, A. (2000). Mathematics and its history: An Educational Partnership. Using History to Teach Mathematics. An International Perspective. The Mathematical Association of América. Victor Katz (Ed). CBMS (2001). The Mathematical Education of Teachers Book (disponível em http://www.cbmsweb.018/MET_Document) NCTM (1998). NCATE Program Standards (Third revision, aproved in October 1988) (disponível em www.nctm.org) Schubring, G. et al. (2000). History of Mathematics for Trainee Teachers. History in Mathematics Education. The ICMI Study. Kluwer Academic Press. John Fauvel and Jan van Maanen (Eds), 91-142.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|