Normas sociomatemáticas nas aulas do ensino superior
António Domingos,
Departamento de Matemática da FCT/UNL
A compreensão do ensino e aprendizagem da Matemática pode ser analisada com base na forma como os indivíduos participam numa dada cultura. A interpretação do que acontece na aula de Matemática permite-nos compreender de que modo é que os alunos desenvolvem as suas crenças e valores matemáticos, tornando-os intelectualmente mais autónomos e capazes de explicitar os significados entretanto construídos. Estas aulas são regidas por normas, normas sociomatemáticas, que assentam nos aspectos normativos de discussões matemáticas que são específicos da actividade matemática dos alunos (Yackel e Cobb, 1996). Nesta comunicação pretende-se fazer uma análise de algumas aulas de Análise Matemática leccionadas para alunos do 1º ano do ensino superior, procurando identificar normas sociomatemáticas presentes nestas aulas bem como a forma como estas normas contribuem para a compreensão dos conceitos matemáticos aí estudados.
Referências: Yackel, E., e Cobb, P. (1996). Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 27(4), 458-477.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|