O que significa hoje ser matematicamente competente?

João Filipe Matos, Madalena Santos e Mónica Mesquita, FC da Univ. de Lisboa/ FC da Univ. de Lisboa / Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Um dos maiores desafios que actualmente se coloca à educação é a possibilidade de reconhecer, validar e certificar as competências dos adultos que por variadas razões não seguiram o percurso escolar obrigatório mas têm interesse em adquirir a certificação dos estudos básicos ou secundário, valorizando a sua experiência pessoal e profissional. No caso da população portuguesa, a estimativa aponta para três centenas de milhar o número de pessoas potenciais interessados no reconhecimento de competências a nível secundário.
Isto coloca um enorme desafio à educação matemática: Como se constitui a competência de uma pessoa? Como se reconhece essa competência? O que significa hoje e em Portugal, ser matematicamente competente? Que lógica científica e de acção está presente no reconhecimento da competência matemática de uma pessoa?
Estas são algumas das questões que nos propomos analisar e discutir nesta comunicação.


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