Autonomia na aula de matemática – um estudo no 5º ano de escolaridade

Marlene dos Reis e João Filipe Matos, Mestranda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / FC da Univ. de Lisboa

Nas últimas décadas, houve profundas mudanças que se estenderam sobre as diferentes áreas da sociedade que é desafiada a acompanhar este avanço, exigindo assim que o cidadão tenha o poder de determinar processos, estratégias de acção, escolher caminhos e alternativas, ou seja, ser autónomo.
Portanto a autonomia constitui um factor essencial à vida humana.
No contexto escolar, a comunidade da Educação Matemática, reconhece que a autonomia do aluno é essencial ao desenvolvimento da aprendizagem.
Nesta comunicação será apresentado um estudo com 4 alunos do 5º ano do ensino básico, cujo objectivo principal consiste em investigar o factor autonomia do aluno em diversas actividades matemáticas, de forma a identificar diferentes níveis dessa componente do processo de aprendizagem. São observadas as atitudes dos alunos, a natureza das actividades e o papel do professor.
O estudo teve como base uma abordagem interpretativa e os instrumentos de recolha de dados foram as notas de campo, os registos de áudio e as entrevistas aos alunos.
Para concluir, serão apresentados resultados preliminares do estudo, tais como:
- Quais as actividades matemáticas que propiciam maior grau de autonomia aos alunos.
- Quais as atitudes indicadoras de autonomia, que os alunos tomam, nas diferentes actividades matemáticas.
- Qual é o papel do professor na promoção de atitudes de autonomia dos alunos, nos diversos ambientes de aprendizagem da matemática.


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