Avaliação reguladora no ensino secundário: processos usados pelos alunos

Paulo J. Ribeiro Dias e Leonor Santos, Escola Secundária da Moita/ FC Univ. de Lisboa

A presente comunicação aborda a problemática da avaliação reguladora e resultou de um estudo empírico sobre os processos que os alunos, do ensino secundário, usam como forma de dar resposta às dificuldades, obstáculos e raciocínios erróneos com que se confrontam nas investigações matemáticas.
Na realização desta investigação foi adoptada a metodologia qualitativa interpretativa e foram estudados quatro alunos do ensino secundário (estudos de caso). Os dados foram recolhidos através da gravação, da observação, do diário de bordo, da entrevista semi-estruturada, do relatório e da reflexão escrita produzidos pelos alunos sobre o trabalho desenvolvido. A análise dos dados recaiu sobre a actividade de investigação e avaliação dos alunos, nomeadamente sobre a interpretação da tarefa, o desenvolvimento da tarefa e a auto-avaliação do trabalho e a sua compreensão à luz das perspectivas manifestadas pelo aluno, face ao processo de ensino e aprendizagem.
Relativamente aos resultados, são identificados e caracterizados os processos que os alunos usam no primeiro confronto e no desenvolvimento de uma investigação matemática, os recursos, os erros e a reflexão.
Apesar deste estudo depender da escolha dos alunos e das experiências situadas que os mesmos têm da vivência da escola, acredita-se que os resultados encontrados são a realidade de muitos alunos na aprendizagem da matemática, pelo que contribui para aprofundar a problemática da avaliação, principalmente na vertente da harmonização entre a avaliação e o currículo.


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