Normas sociomatemáticas e a aprendizagem da Matemática

Andreia Marques, Escola Secundária Ferreira Dias

Ao longo dos últimos vinte anos, os investigadores matemáticos têm vindo a observar e a analisar as interacções que se desenvolvem na sala de aula e a aprendizagem da matemática. Cobb e Yackel (1996) defendem que a aprendizagem da Matemática é tanto um processo de construção activa individual, como um processo de aculturação das práticas matemáticas de uma sociedade mais alargada.
Restringindo a nossa acção ao ambiente de sala de aula, podemos distinguir duas interacções importantes: a) podemos observar as interacções sociais ocorridas neste ambiente que designamos como normas sociais; b) também é possível observar uma negociação de ideias intrinsecamente relacionadas com a especificidade da disciplina, que designamos como normas sociomatemáticas. Quando se estabelece uma norma procede-se a um processo de negociação de ideias. Metodologicamente, as normas são inferidas pela identificação de regularidades nos padrões de interacção social.
Nesta apresentação procura-se clarificar os conceitos de norma social e norma sociomatemática. Pretendemos, pois, analisar e aprofundar o modo como os alunos “desenvolvem crenças e valores matemáticos específicos, e consequentemente, como se tornam intelectualmente autónomos em matemática” Cobb e Yackel (1996)

Referências:
Yackel, E., e Cobb, P. (1996). Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 27(4), 458-477.


Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt