Normas sociomatemáticas e a aprendizagem da Matemática
Andreia Marques,
Escola Secundária Ferreira Dias
Ao longo dos últimos vinte anos, os investigadores matemáticos têm vindo a observar e a analisar as interacções que se desenvolvem na sala de aula e a aprendizagem da matemática. Cobb e Yackel (1996) defendem que a aprendizagem da Matemática é tanto um processo de construção activa individual, como um processo de aculturação das práticas matemáticas de uma sociedade mais alargada. Restringindo a nossa acção ao ambiente de sala de aula, podemos distinguir duas interacções importantes: a) podemos observar as interacções sociais ocorridas neste ambiente que designamos como normas sociais; b) também é possível observar uma negociação de ideias intrinsecamente relacionadas com a especificidade da disciplina, que designamos como normas sociomatemáticas. Quando se estabelece uma norma procede-se a um processo de negociação de ideias. Metodologicamente, as normas são inferidas pela identificação de regularidades nos padrões de interacção social. Nesta apresentação procura-se clarificar os conceitos de norma social e norma sociomatemática. Pretendemos, pois, analisar e aprofundar o modo como os alunos “desenvolvem crenças e valores matemáticos específicos, e consequentemente, como se tornam intelectualmente autónomos em matemática” Cobb e Yackel (1996)
Referências: Yackel, E., e Cobb, P. (1996). Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 27(4), 458-477.
Imprimir
Voltar
|