Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico

Fátima Guimarães, ESE de Setúbal

Esta conferência tem como base uma investigação de 2004, na qual, através de uma abordagem narrativo-biográfica, procurei descrever e compreender o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico, no contexto da sua história de vida.
Na minha exposição, começarei por explicitar os pressupostos epistemológicos, ontológicos e metodológicos subjacentes a esta pesquisa, o quadro teórico que a sustentou e a opção metodológica adoptada.
Seguidamente, procurarei evidenciar alguns dos aspectos da reflexão que fiz sobre o processo de desenvolvimento da professora: após apresentar as perspectivas da professora sobre o seu desenvolvimento, incidirei nas experiências do seu percurso profissional que foram determinantes para as transformações que foi tendo, nos factores que influenciaram o seu desenvolvimento e nos seus elementos fundadores.
Por último, centrar-me-ei nas linhas de força que orientaram o desenvolvimento desta professora, incidindo em cada uma das quatro tendências estruturantes que orientaram o seu desenvolvimento profissional e que tomadas em conjunto, permitem perceber as dinâmicas do seu desenvolvimento.


(Texto Completo -- Ficheiro Word )

Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt