Uma história de vida: um estudo sobre o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico
Fátima Guimarães,
ESE de Setúbal
Esta conferência tem como base uma investigação de 2004, na qual, através de uma abordagem narrativo-biográfica, procurei descrever e compreender o desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico, no contexto da sua história de vida. Na minha exposição, começarei por explicitar os pressupostos epistemológicos, ontológicos e metodológicos subjacentes a esta pesquisa, o quadro teórico que a sustentou e a opção metodológica adoptada. Seguidamente, procurarei evidenciar alguns dos aspectos da reflexão que fiz sobre o processo de desenvolvimento da professora: após apresentar as perspectivas da professora sobre o seu desenvolvimento, incidirei nas experiências do seu percurso profissional que foram determinantes para as transformações que foi tendo, nos factores que influenciaram o seu desenvolvimento e nos seus elementos fundadores. Por último, centrar-me-ei nas linhas de força que orientaram o desenvolvimento desta professora, incidindo em cada uma das quatro tendências estruturantes que orientaram o seu desenvolvimento profissional e que tomadas em conjunto, permitem perceber as dinâmicas do seu desenvolvimento.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|