Programação da calculadora gráfica: um recurso para aprender Matemática

Helena Rocha e Manuela Pires, Universidade Nova de Lisboa / Escola Secundária Calazans Duarte

No ano lectivo passado propusemos a três turmas do 11º ano de escolaridade a realização de um projecto que passava pela criação ou adaptação de um programa para a calculadora gráfica. Com base nos elementos recolhidos no decorrer desta experiência procurámos ponderar o contributo que a programação pode dar à aprendizagem da Matemática, tentando perceber de que modo o recurso à programação pode contribuir para tornar mais clara a importância do rigor da linguagem, bem como a importância da lógica e do carácter abstracto da Matemática. Demos igualmente atenção ao contributo que a realização de projectos de programação pode dar para a motivação dos alunos e para a sua percepção da importância e da utilidade da Matemática. Por fim, procurámos reflectir sobre os problemas e dilemas que a gestão do projecto nos foi colocando, ponderando algumas alterações que pensamos poderiam ter tido algum impacto sobre a forma como o projecto decorreu.
É esta nossa experiência e respectivas reflexões que nos propomos partilhar convosco ao longo desta comunicação.


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