A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico.

Cláudia Canha Nunes e João Pedro da Ponte, Escola Básica 2/3 Almirante Gago Coutinho / FC da Univ. de Lisboa

Este trabalho visa conhecer o que os alunos pensam sobre a avaliação em Matemática e como reagem a práticas inovadoras. Formulei três questões de investigação: (1) Como os alunos encaram e se envolvem no processo de avaliação? (2) Como se apercebem da função formativa e reguladora da avaliação? (3) Como reagem ao uso de diferentes modos e instrumentos e que influência têm estes nas suas concepções sobre a avaliação e a Matemática? Os alunos pertenciam a uma das minhas turmas do 7.º ano. Trata-se de uma investigação qualitativa e interpretativa sobre a minha prática profissional.
Os resultados mostram que os alunos se empenharam na aprendizagem e apreciaram os processos de avaliação. A cultura de avaliação instituída ajudou a desvanecer a sua ansiedade em torno da avaliação. Os comentários e o feedback dado ao longo do ano ajudaram-nos a evoluir nas suas aprendizagens. No final, os alunos reforçam o significado da função formativa e reguladora da avaliação ao manifestarem interesse em continuar com o mesmo sistema de avaliação. Os resultados indicam também que a cultura de avaliação resultante da prática de um sistema de avaliação diversificado, consistente e transparente contribuiu para a mudança no modo como os alunos se relacionam com a avaliação, parecendo aperceber-se que o feedback aos seus trabalhos constitui um apoio à sua aprendizagem. O estudo sugere que a vivência desta cultura, num clima de partilha e ajuda entre professor, alunos e encarregados de educação pode contribuir para a mudança de concepções dos alunos sobre a avaliação e sobre a Matemática.

Palavras-chave: Matemática, Avaliação, Concepções, Modos de avaliação, Instrumentos de avaliação.


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