Concepções dos Professores Estagiários da Licenciatura em Ensino de Matemática Sobre as Novas Tecnologias Aplicadas em Situação de Sala de Aula

Ana Louro, EB 2/3 João Roiz

Este estudo insere-se no âmbito da dissertação de doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade de Sevilha, que estou a desenvolver.
Da nossa experiência como orientadora de estágios pedagógicos da Licenciatura em Ensino de Matemática, apercebemo-nos de uma série de variáveis em todo o processo do Estágio Pedagógico, que podem levar por caminhos bem diferentes, a formação dos futuros professores de matemática deste país.
Nasceu assim a vontade de identificar alguns dos eventuais problemas na formação inicial (aquela que é prestada nas universidades), nomeadamente no que respeita às tecnologias educativas específicas para o ensino da disciplina de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Pretendemos ainda oscultar o sentimento dos professores estagiários de Matemática (em processo de conclusão do seu Estágio Pedagógico) acerca das potencialidades que identificam no uso dessas tecnologias e as suas perspectivas de futuro quanto ao seu uso em contexto de sala de aula.
Todas as evidências mostram que a Matemática e a tecnologia devem caminhar juntas, para assim optimizar os benefícios que se propões oferecer. Não se trata apenas de colocar a tecnologia “fisicamente” na sala de aula de matemática, mas de integrá-la na própria “construção” da Matemática, em contextos matemáticos. Tal procedimento pode ajudar os alunos a desenvolver a compreensão, utilidade e os limites da ferramenta tecnológica, proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.
Segundo Carvalho e Silva, J. (2003), “a integração da tecnologia na escola e na disciplina
de Matemática é um dos maiores desafios da educação actual. De algum modo, a capacidade da escola e da Matemática responderem aos desafios da actualidade e do futuro é medida pela eficácia com que a tecnologia é integrada nos currículos escolares.
É óbvia e notória, a influência e o impacto que as novas tecnologias exercem no sistema educativo formal. Este impacto observa-se em dois níveis, devidamente identificados no Relatório Mundial de Educação de 1998: na natureza e no tipo de materiais didácticos ao dispor dos alunos e nos métodos educativos.
METODOLOGIA

A recolha de dados foi quantitativa, com a apresentação de um questionário a professores estagiários da Licenciatura em Ensino de Matemática de seis Universidades portuguesas, procedendo-se depois a uma tentativa de correlacionar as variáveis identificadas entre si, no sentido de encontrar resposta às questões que presidem à nossa investigação. E essas questões são:
1ª Qual o nível de preparação em tecnologias educativas especificas para o ensino da disciplina de Matemática, na formação inicial de professores?
2ª Qual a frequência de utilização efectiva de várias tecnologias educativas especificas para o ensino da Matemática em contexto de sala de aula?
3ª Que tipo de tecnologia é mais vezes utilizada nas salas de aula?
4ª Qual a metodologia seguida pelo professor estagiário ao utilizar a tecnologia na sala de aula?
5ª Quem e que instituições fornecem formação em tecnologia educativa especifica para o ensino da Matemática aos professores estagiários?
6ª Quais as perspectivas de futuro dos professores estagiários quanto à utilidade destas tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos?


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