“Não acredito na sorte...” – desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8ºano de escolar
Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Madalena Santos, Raquel Palermo,
Projecto WebLabs, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
No âmbito do Projecto WebLabs desenvolveu-se um conjunto de actividades com alunos de 8º ano de escolaridade com vista a proporcionar o desenvolvimento de conceitos associados aos fenómenos aleatórios (conceito de aleatório, de acontecimento previsível, de probabilidade, etc). Estas actividades foram realizadas em colaboração com outro grupos de alunos em Itália, e passaram pela construção colaborativa de uma Enciclopédia sobre o aleatório e a partilha de desafios / problemas baseados na exploração computacional do espaço de probabilidade de uma dado conjunto de elementos (utilizando a plataforma ToonTalk para representação e experimentação e a plataforma WlPlone para comunicação pela Internet). A proposta pedagógica que sustentou estas actividades assume que é no desenvolvimento de práticas em que as crianças se sentem parte de um grupo que explora, comunica e discute questões de natureza científica que ocorrem aprendizagens relevantes. Nesta comunicação apresenta-se e discute-se os resultados da análise realizada aos dados empíricos recolhidos durante as actividades.
(Texto Completo -- Ficheiro Word )
Imprimir
Voltar
|