As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes uma experiência no 1º ciclo
Rita Mestre e João Filipe Matos ,
FC da Univ. de Lisboa
O movimento de reorganização curricular do ensino básico marcou, no nosso país, um momento determinante no ensino da matemática, não apenas porque deslocou o enfoque do currículo centrado sobre os conteúdos para um currículo orientado para o desenvolvimento de competências, mas especialmente porque suscitou a discussão sobre a ideia de competência, e em particular, de competência matemática. Além disso, foram pela primeira vez referenciadas, nos documentos de orientação curricular, as actividades de investigação como experiência de aprendizagem a proporcionar aos alunos do ensino básico. Interessa por isso debater o significado de ser matematicamente competente na escola básica e, nesse quadro, analisar o contributo que as actividades de investigação podem trazer para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos, em particular nos primeiros anos de escolaridade. Nesta discussão estão envolvidas outras ideias fundamentais, como a noção de investigação matemática na sala de aula e, obviamente, a noção de competência matemática. Nesta comunicação pretende-se apresentar uma experiência realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflectir sobre as potencialidades e constrangimentos duma proposta pedagógica, que atribui um carácter importante às investigações matemáticas.
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