As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes
uma experiência no 1º ciclo

Rita Mestre e João Filipe Matos , FC da Univ. de Lisboa

O movimento de reorganização curricular do ensino básico marcou, no nosso país, um momento determinante no ensino da matemática, não apenas porque deslocou o enfoque do currículo centrado sobre os conteúdos para um currículo orientado para o desenvolvimento de competências, mas especialmente porque suscitou a discussão sobre a ideia de competência, e em particular, de competência matemática. Além disso, foram pela primeira vez referenciadas, nos documentos de orientação curricular, as actividades de investigação como experiência de aprendizagem a proporcionar aos alunos do ensino básico.
Interessa por isso debater o significado de ser matematicamente competente na escola básica e, nesse quadro, analisar o contributo que as actividades de investigação podem trazer para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos, em particular nos primeiros anos de escolaridade. Nesta discussão estão envolvidas outras ideias fundamentais, como a noção de investigação matemática na sala de aula e, obviamente, a noção de competência matemática.
Nesta comunicação pretende-se apresentar uma experiência realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflectir sobre as potencialidades e constrangimentos duma proposta pedagógica, que atribui um carácter importante às investigações matemáticas.


(Texto Completo -- Ficheiro Word )

Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt