A Álgebra na perspectiva da Matemática Moderna: concepções e práticas

Fernanda Maria Brito Gonçalves e Helena Castanheira Henriques, Mestranda em Ensino da Matemática -FCUP / ISCAP- Instituto Politécnico do Porto

Em todas as épocas assistimos a intensos debates sobre finalidades e objectivos do ensino da matemática. Com vista à sua renovação, decorrem diversas experiências que pretendem reformar o fundo e a forma do ensino, procurando apresentar uma matéria unificada sob a forma pedagógica mais eficaz.
O Movimento da Matemática Moderna e as propostas feitas após o seu refluxo, ainda não foram suficientemente analisados.
No presente artigo procuraremos fazer um estudo da história da transmissão do saber matemático no período referido. Visaremos a análise interpretativa de alguma produção escolar, nomeadamente, livros didácticos no que respeita à Álgebra, reflectindo sobre a reforma do MMM em Portugal e evidenciando as concepções metodológicas.


(Texto Completo -- Ficheiro Word )

Imprimir

 

Voltar

 

 

 

Nº de Visitas

Contactos com a Comissão Organizadora
Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do IPS – Lugar de Estefanilha
2914 – 504 Setúbal

Telefone: 265 710 800
Fax: 265 710 810
XVI SIEM - Évora, 7 e 8 de Novembro de 2005. email: siemxvi@ese.ips.pt